O projeto foi apresentado este mês, pela Goodyear, no Motor Show Internacional de Genebra. O pneu Eagle-360 ainda é conceptual, mas a fabricante de pneus garante que o formato esférico oferece “maior capacidade de manobra, segurança e conetividade”.
O pneu pode ser impresso em 3D, é personalizável para se adaptar aos diferentes tipos de asfalto e inclui sensores capazes de ler as condições da estrada (por exemplo se está húmida iu seca) e de adaptar a velocidade do automóvel automaticamente.
Pensado para carros sem condutor
Em 2035 serão vendidos 85 milhões de veículos autónomos em todo o mundo, segundo estimativas da Navigant Research. Também de acordo com o J.D. Power 2015 US Tech Choice Study, os consumidores preocupam-se sobretudo com a segurança no que diz respeito a carros autónomos.
“A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus vão desempenhar um papel cada vez mais importante como elo de ligação principal à estrada”, diz em comunicado Joseph Zekoski, vice-presidente sénior e diretor técnico da Goodyear.
“Os pneus concetuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração”, diz o responsável.