A fotografia “Jardim do Éden” foi considerada a melhor imagem captada em 2015 por um fotógrafo português. Isto significa que das quatro categorias a concurso (Profissional, Aberto, Juventude e Estudante), o trabalho do fotógrafo foi o que mais se destacou.
Pode conferir aqui todas as fotografias vencedoras dos 60 países participantes.
Vencedor é apaixonado por fotografia de viagem
Adriano Neves, de Tomar, é engenheiro civil de profissão. A residir atualmente em Lisboa, foi no início de 2015, durante uma viagem à Patagónia chilena, que capturou a fotografia vencedora. A paisagem é a cordilheira Cuernos del Paine, refletida nas águas glaciares do lago Nordenskjöld.
Sobre o local o fotógrafo diz ser “uma terra de vastas paisagens, ventos fortes e horizontes épicos, onde não nos conseguimos deixar de sentir humildes e infinitamente pequenos”.
O nome da fotografia, explica, foi-lhe sugerido por um amigo: “depois de mostrar esta fotografia a um grande amigo meu, mesmo após a ter tirado, através do pequeno ecrã da câmara, ele sugeriu que a intitulasse “Jardim do Éden”. Aceitei imediatamente a sugestão”.
O vencedor do concurso levou para casa uma câmara ILCD-7M2K da Sony. A imagem vencedora também vai ser exposta na Somerset House em Londres, de 22 de Abril a 8 de Maio, e integrar a edição anual do livro dos Sony World Photography Awards.
O segundo e terceiro classificados do Prémio Nacional de Portugal foram João Figueiredo e Diogo Oliveira, respetivamente.
“Dia Quente de Verão” © Joao Figueiredo, 2º Classificado, Prémio Nacional de Portugal, Sony World Photography Awards 2016
“Porto” © Diogo Oliveira, 3.º Classificado, Prémio Nacional de Portugal, Sony World Photography Awards 2016
Um evento para todos os fotógrafos
O Sony World Photography Awards é uma iniciativa anual que engloba 60 países do mundo, Portugal incluído. Em cada edição é destacado um fotógrafo local para cada uma das seguintes categorias: Profissional, Aberto, Juventude e Estudante.
Os vencedores de cada categoria têm os seus trabalhos em exibição na exposição da Somerset House, em Londres, que, em 2016, coincide com a primeira grande estreia europeia da dupla RongRong & inri (China e Japão, respetivamente).
A dupla asiática foi contemplada com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia na cerimónia de entrega dos prémios.
Os vencedores do concurso internacional só serão anunciados no dia 29 de Março (Aberto e Juventude) e a 21 de Abril (Fotógrafo do Ano em Profissional/Aberto/Estudante/Juventude e Concurso Profissional).