A ginasta portuguesa Filipa Martins conquistou, esta terça-feira, a primeira medalha de Portugal na 28.ª edição das Universíadas de Verão que estão a decorrer em Gwangju, na Coreia do Sul.
A ginasta portuguesa Filipa Martins conquistou, esta terça-feira, a primeira medalha de Portugal na 28.ª edição das Universíadas de Verão que estão a decorrer em Gwangju, na Coreia do Sul.
Depois de ter ficado a menos de cinco décimas do bronze na especialidade de 'All-Around' na segunda-feira, Filipa Martins assegurou mesmo o 3.º lugar do pódio na Trave, somando 13.666 pontos numa prova ganha pela japonesa Yu Minobe, revela, em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
“Não tenho palavras para descrever o momento pois, apesar de até ser uma ginasta bastante consistente, nas finais de trave fico sempre muito nervosa e hoje senti-me muito feliz por me ter conseguido concentrar e não estar muito nervosa”, confessou a atleta, que admitiu que a medalha “significa mesmo muito”.
“Com a quantidade de treinos que tenho e com a dificuldade de conciliar os estudos com o treino é muito complicado e quando soube que tinha entrado para a faculdade fiquei super contente, senti que todo o esforço que fazia para conseguir conciliar as duas coisas tinha resultado. Estar agora aqui nas Universíadas e conseguir uma medalha num dos aparelhos mais difíceis ainda vem provar mais que todo o esforço sempre vale a pena”, realça Filipa Martins.
Para além da Trave, Filipa Martins (á direita) disputou outras duas finais, terminando em 4.º lugar nas Paralelas (13.566) e em 8.º no Solo, com 12.666.
“A expectativa inicial era conseguir ir a todas as finais. Consegui e estou muito contente por ter conseguido. Os 4.º lugares souberam a pouco pois eu dei o meu melhor e não tive grandes falhas”, admitiu, ainda, a ginasta.
Organizadas pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e assumindos-e como um evento multidesportivo internacional, as Universíadas de Verão destinam-se a atletas universitários e decorrem, habitualmente, a cada dois anos, incluindo modalidades que vão da esgrima ao basquetebol, passando pela natação, a ginástica e o atletismo.