Adriana Calcanhotto teceu, recentemente, um elogio à "excelência" da Universidade de Coimbra. A célebre cantora brasileira destacou a forma como a mais antiga universidade nacional privilegia "o amor ao conhecimento".
Adriana Calcanhotto teceu, recentemente, um elogio à “excelência” da Universidade de Coimbra. A célebre cantora brasileira destacou a forma como a mais antiga universidade nacional privilegia “o amor ao conhecimento”, um exemplo que, no seu entender, deveria ser seguido pelo Brasil.
A propósito de uma decisão da Academia Brasileira de Letras de não premiar livros de poesia lançados em 2014 – que a artista apoia -, Calcanhotto escreveu, num artigo de opinião publicado em finais de Junho no jornal brasileiro O Globo, que o Brasil precisa de mais rigor e de alimentar um desejo de excelência tanto na literatura, como na educação.
É aqui que a Universidade de Coimbra aparece como modelo a seguir. “Na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde tantos brasileiros estudaram e fizeram sua formação ajudando a criar uma ideia, uma noção de Brasil, que não existia, segundo o grande historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, a nota máxima, ainda hoje, é 20”, realçou a cantora.
De acordo com Adriana Calcanhotto, “na Universidade de Coimbra, está, antes de tudo, o amor ao conhecimento”. “Precisamos [de] aprender a admirar a excelência, a desejá-la”, defendeu a artista.
Clique AQUI para aceder ao artigo de opinião assinado por Adriana Calcanhotto.