Lisboa inaugurou, esta quarta-feira, o novo miradouro dos Terraços do Carmo, no Chiado, e o Elevador de Santa Luzia, que liga o miradouro com o mesmo nome ao bairro de Alfama.
Lisboa inaugurou, esta quarta-feira, o novo miradouro dos Terraços do Carmo, no Chiado, e o Elevador de Santa Luzia, que liga o miradouro com o mesmo nome ao bairro de Alfama. O objetivo é “tornar a cidade mais aprazível e mais acessível em termos de mobilidade”, afirma a autarquia.
A recuperação e reabilitação dos Terraços do Carmo após o incêndio de 1988, projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira, vem dar “uma nova visão à cidade”, permitindo “a ligação entre a Rua Garrett e as ruínas do Convento”.
Em comunicado, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que esta nova “varanda” sobre Lisboa, construída sob a forma de um jardim suspenso e que deverá dispor, no futuro, de uma cafetaria com esplanada, vem criar “um espaço de lazer” para os lisboetas e eliminar, ao mesmo tempo, o desnível de cerca de 15 metros que ali existia.
O também recém-inaugurado Elevador de Santa Luzia, que une o miradouro à Rua Norberto Araújo, em Alfama, vem, por seu lado, possibilitar “uma ligação mais rápida” entre estes dois pontos turísticos da capital, congratula-se o autarca numa nota divulgada no site oficial da Câmara.
O Elevador de Santa Luzia liga, gratuitamente, o miradouro com o mesmo nome à Rua Norberto Araújo, em Alfama © CM Lisboa
Este é o primeiro de quatro percursos de elevador que o município de Lisboa pretende concluir até ao final do ano na Graça (para unir, através de um funicular, o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen à Alta Mouraria), na Mouraria (para ligar o Martim Moniz ao Castelo de São Jorge) e na Sé (ligando o Campo das Cebolas ao Largo da Sé).
Para Fernando Medina, o novo Elevador de Santa Luzia, em que é possível viajar gratuitamente, é um projeto “de imensa qualidade em termos de acessibilidades para esta zona da cidade” e que permitirá “a mobilidade dos moradores mais idosos, mas também o usufruto por parte dos turistas numa freguesia de colinas”.