A NASA lançou um desafio em que oferece 15.000 dólares, cerca de 13.300 euros, a quem tiver as melhores ideias para tornar Marte um planeta habitável. As propostas podem ser enviadas até 06 de Junho e a agência já recebeu mais de 3 mil ideias.
A NASA lançou um desafio em que oferece 15.000 dólares, cerca de 13.300 euros, às melhores ideias para tornar Marte um planeta habitável. As propostas podem ser enviadas até 06 de Junho e a agência já recebeu mais de 3 mil ideias.
A agência norte-americana pretende, com a iniciativa “Mars Challenge – Achieving Earth Independence“, reunir elementos que suportem a logística e as capacidades necessárias para uma presença humana permanente e sustentável neste planeta vizinho da Terra.
A NASA pede aos participantes que descrevam os sistemas e as operações necessárias para alcançar o objetivo que deve ser “tecnicamente viável, economicamente sustentável, e minimizar, ou mesmo eliminar, a dependência do apoio da Terra”.
O desafio é teórico e requer apenas uma exposição por escrito. As melhores ideias serão premiadas (até 5 mil dólares por três ideias, mas poderá ser atribuído um prémio de 15 mil dólares a uma única proposta). Além do prémio, os vencedores vão receber todo o apoio necessário para implementarem as suas propostas.
Marte é o quarto planeta a contar do Sol e muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho” por causa do óxido de ferro predominante na sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são semelhantes aos da Terra. As temperaturas variam entre os -143º C (Inverno) e os 35ºC (Verão).
Marte está neste momento a ser explorado por cinco aeronaves: três em órbita (Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter) e duas na superfície (Mars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity).
Notícia sugerida por Patrícia Guedes