Para ensinar os lisboetas - e não só - a cozinhar, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) inaugurou, esta terça-feira, na capital portuguesa, a primeira Biblioteca Gastronómica do país.
Para ensinar os lisboetas – e não só – a cozinhar, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) inaugurou, esta terça-feira, na capital portuguesa, a primeira Biblioteca Gastronómica do país, um espaço de informação, documentação e dinamização pedagógico-cultural ligado à gastronomia nacional e internacional.
Embora tenha acabado de arrancar, o projeto disponibiliza já mais de 1.500 itens para consulta, todos eles relacionados com as diferentes áreas da gastronomia e aos quais podem aceder todos os membros da comunidade profissional – sócios e não sócios da ACPP -, docentes e alunos de escolas profissionais do setor e, claro, o público em geral.
De acordo com a ACPP, o gastrónomo Virgílio Nogueira Gomes foi um dos especialistas que mais contribuíram para o enriquecimento do espólio inicial da Biblioteca Gastronómica, em cuja inauguração estiveram presentes outras individualidades do mundo da arte culinária como é o caso de Maria de Lourdes Modesto.
“A ACPP tem como objetivo tornar a Biblioteca Gastronómica num verdadeiro centro de aprendizagem e pesquisa. Queremos ser uma referência na busca de conhecimento técnico e especializado por parte dos profissionais desta área e não só”, explica, em comunicado, Maria João Caldeira, da ACPP.
“O primeiro passo está dado e agora queremos continuar a crescer. Contamos com a ajuda e o mecenato de todas as pessoas que queiram doar à nossa biblioteca publicações relacionadas com a área de gastronomia”, acrescenta a responsável.
A Biblioteca Gastronómica da ACPP situa-se no edifício da própria associação, na Rua de Sant'Ana à Lapa, nº 71 C, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.
Notícia sugerida por Maria da Luz