Depois de perceber que o lixo do seu café era sistematicamente vasculhado por alguém em busca de comida, a norte-americana Ashley Jiron, decidiu colocar no caixote um recado onde oferece, a quem precisar, uma refeição. O gesto solidário tornou-se viral e está a espalhar-se pelos quatro cantos do mundo.
No aviso, que foi também divulgado na página oficial do restaurante de Ashley, podem ler-se as seguintes palavras: “À pessoa que anda vasculhar o nosso lixo para a sua próxima refeição: Tu és um ser humano e mereces mais do que uma refeição do lixo, por favor entra para comer uma sandes, vegetais e água, sem nenhum custo. Não te serão feitas perguntas – tua amiga, a proprietária.”
Ainda na página oficial do Facebook do café, Ashley Jiron refere que não pretende retirar o anúncio fixado no seu restaurante, até que a pessoa, ou as pessoas, que procuram comida no lixo apareçam.
O gesto da proprietária da cafetaria P.B Jams mereceu reações de incentivo vindas de todo o mundo pelo que a norte-americana decidiu ir mais longe: criou um sistema de refeições suspensas, onde qualquer pessoa pode pagar previamente uma refeição ou bebida.
Essa oferta é depois afixada num papel que é colado na parede do café e pode ser usada por qualquer pessoa com mais necessidades.
Para chegar a mais pessoas, Ashley Jiron criou mesmo uma campanha online na plataforma Gofundme, que batizou de “Share the Nuts” (Partilhe as nozes, em português), onde qualquer pessoa, a partir de qualquer ponto do mundo, pode fazer o seu donativo e contribuir para esta causa doando refeições ou bebidas a quem mais precisa.
Notícia sugerida por António Resende