Muitos pacientes recorrem, com sucesso, a tratamentos não convencionais, a partir das Medicinas Alternativas e Complementares (MACs), que oferecem soluções eficazes e práticas que ajudam a estimular o próprio organismo e a repor as defesas naturais. Entre as técnicas mais utilizadas destaque para a Fitoterapia, Homeopatia e Naturopatia.
Na abordagem nutricional, uma dieta rica em ómega-3 e baixa em ómega-6 tem efeitos preventivos pois enquanto os ómega-3 diminuem a ação de substâncias inflamatórias e alergénicas, alguns tipos de ómega-6 presentes em produtos de origem animal tendem a aumentar.
Por outro lado uma dieta rica em antioxidantes com ação antialérgica como a quercitina ou a vitamina C pode manter as reações alérgicas afastadas de vez. Através da dieta pode-se modular a resposta alergénica e “reeducar” o sistema imunológico importante na prevenção e tratamento a longo prazo.
Infusões e tisanas
De utilização mais caseira, infusões de urtiga, um anti-histamínico natural que atua rapidamente perante os primeiros sintomas, ou tisanas de Alcaçuz, folhas de Groselheiro negro ou Tanchagem podem ajudar a aliviar.