O presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, Jorge Veiga e Castro, acaba de ser condecorado, com o prestigiado prémio Padma Shrí, entregue pelo Governo da Índia, pelo seu "excecional contributo" para a promoção daquela disciplina.
O presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, Jorge Veiga e Castro, acaba de ser condecorado, com o prestigiado prémio Padma Shrí, entregue pelo Governo da Índia, pelo seu “excecional contributo” para a promoção daquela disciplina no mundo e enquanto caminho para a paz mundial.
Esta é a primeira vez que um português é distinguido com o galardão, criado em 1954 pelo Governo indiano e que raramente é entregue a personalidades estrangeiras – uma das exceções foi, por exemplo, Madre Teresa de Calcutá, que foi agraciada com o prémio em 1962, ainda antes de conquistar o Prémio Nobel da Paz.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Confederação Portuguesa do Yoga explica que se trata de uma “alta distinção”, equivalente à Ordem do Infante, que reconhece Jorge Veiga e Castro “pelo seu papel decisivo na criação do Dia Internacional do Yoga”, reconhecido historicamente em Dezembro de 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O estabelecimento desta data foi o “culminar de 14 anos de intenso trabalho de promoção do Yoga ancestral em Portugal e no Mundo” e tornou-se possível depois de 177 dos 193 países membros da ONU se terem assumido co-proponentes desta iniciativa portuguesa, que resultou na oficialização do Dia Internacional do Yoga, 21 de Junho, data em que se assinala o solstício de Verão.
Comemorado em Portugal desde 2001 e agora, também, a nível internacional, este é um dia em que se pretende que, durante 24 horas, “não haja derramamento de sangue” e que incentiva “a paz mundial, o desenvolvimento pessoal, a auto-exigência, a fratenidade e uma globalidade justa”.
O prémio Padma Shrí junta-se a uma série de outras distinções internacionais já atribuídas a Jorge Veiga e Castro por este projeto, entre as quais se destaca o Matsyendranathá Award, prémio entregue pela Ujjein Yoga Life Society, também da Índia.