[Imagem: © Akhtar Soomro / Reuters]
Medicamentos, tendas, embarcações, alimentos e dinheiro podem ser doados a partir desta semana à Associação Cinotécnica de Busca de Salvamento que irá partir no final do mês para participar nas operações de resgate às vítimas das cheias no Paquistão.
Os bens podem ser entregues junto da instituição de solidariedade “O Sonho”, em Setúbal. Para donativos noutras zonas do país, de acordo com a Lusa, os interessados deverão contatar a missão (93 2001686) e, para as ofertas monetárias, está disponível uma conta na Caixa Geral de Depósitos (CGD) (número 003500330001289693007), aberta em colaboração com a Embaixada do Paquistão.
A Associação Cinotécnica vai enviar seis elementos para o Paquistão, onde deverão permanecer seis meses com equipas médicas e de emergência aquática. Aos elementos que partem dia 30, juntam-se outros seis que estavam já em missão no Haiti e que serão assim deslocados temporariamente.
Segundo o presidente da direcção Nuno Miguel Lima, os voluntários vão basear-se nas regiões norte e sudeste do país, procurando sobretudo resgatar pessoas de aldeias isoladas.
Segundo as últimas estimativas, as cheias no Paquistão, que tiveram início em finais de julho, causaram já 1.600 mortos, 2.000 feridos e afetaram mais de 20 milhões de pessoas.