Em 1983, o animal torna-se conhecido dos cientistas chineses, pela primeira vez, através da objetiva de Weidong Li, quando o investigador estava a explorar a região para estudar os ursos naturais e doenças infeciosas, a pedido do governo chinês.
Durante a expedição, o cientista encontrou um animal desconhecido numa fenda de uma rocha, que imediatamente fotografou e baptizou de 'ili pika', explica o investigador ao canal norte-americano CNN.
Nos anos seguintes, o investigador voltou às montanhas para tentar saber mais sobre esta espécie, mas sem sucesso: o 'ili pika' permaneceu escondido, não dando hipóteses de ser apanhado pela objetiva do cientistas.
Mas Weidong não desistiu e, no ano passado, juntamente com um grupo de cientistas, deslocaram-se até ao local para investigar mais sobre o animal.
Enquanto estavam a montar o material para fotografar alguma espécie, surgiu, de entre as rochas, um 'ili pika'. A equipa não perdeu a oportunidade e aproveitou a curiosidade do simpático animal para registar o momento.
A imagem foi publicada, no Verão passado, na revista científica 'National Geographic'.
Contudo, nos últimos anos, alguns 'ili pika' foram vistos por residentes do local, embora os problemas ambientais tenham vindo a causar uma quebra da população destes mamíferos.
O investigador espera que com a redescoberta do animal, comecem a ser tomadas medidas para a sua proteção e conservação, uma vez que apenas existem cerca de mil espécies em todo o mundo.