Mais de 120 residências abandonadas, na cidade de Stoke-on-Trent, Reino Unido, foram vendidas por apenas um euro. O programa está a ser um sucesso contribuindo para revitalizar zonas difíceis da cidade.
Mais de 120 residências abandonadas, na cidade de Stoke-on-Trent, Reino Unido, foram vendidas, nos últimos anos, pela autarquia local por apenas um euro. O programa está a ser um sucesso contribuindo para revitalizar zonas difíceis da cidade, ao mesmo tempo que oferece uma solução inédita de habitação.
Em declarações à imprensa britânica, o jovem casal Chris Benn e Rebecca Dennis garante que, de outra forma, não teria tido a oportunidade de comprar uma casa.
Chris trabalha numa fábrica e Rebecca está a estudar fotografia – embora mantenha também um emprego em 'part-time' já que uma das condições deste programa de reabilitação é que todos os proprietários tenham contrato de trabalho.
Graças ao programa revolucionário da autarquia, os dois jovens conseguiram comprar a sua atual residência, uma casa de dois andares com três assoalhadas, por apenas uma libra (cerca de 1.5 euros).
De acordo com o programa 1 Pound (Uma Libra, em português), a autarquia ofecere aos novos proprietários um empréstimo de 30 mil libras que devem ser aplicados em obras de recuperação destas casas de Cobridge, uma zona problemática e desabitada da cidade. Os proprietários comprometem-se a devolver o valor ao longo de 10 anos, sem juros.
A câmara já atribuiu mais de 120 casas neste regime. No total, esta autarquia inglesa vai investir 3 milhões de libras no programa, que segue linhas semelhantes a programas já aplicados nas cidades de Liverpool (Reino Unido) e Roterdão (Holanda). O objetivo é renovar as comunidades em zonas degradadas que têm vindo a ser abandonadas pelos seus habitantes.
Para apoiar a reabilitação, a polícia apostou num reforço das patrulhas da zona e a autarquia instalou mais câmaras de vigilância.
Em Portugal algumas autarquias estão a seguir planos semelhantes de reabilitação. Lisboa, por exemplo, tem um Programa de Renda Convencionada que sorteia habitações para alugar com rendas entre os 105 e os 503 euros por mês. A
7.ª edição do programa decorreu em Fevereiro e atribuiu 12 residências com rendas 'low cost'.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes
Comentários
comentários