Para combater os mosquitos que causam esta patologia, basta apenas colocar um pouco de açafrão nos locais onde estes insetos se reproduzem, como por exemplo pratos e vasos de plantas.
Desta forma, as larvas ingerem a substância, morrendo pouco tempo depois. A curcumina “matou, em apenas duas horas, as larvas que estavam diretamente expostas ao sol”, explicou ao jornal Globo uma das responsáveis pela investigação, Larissa Souza.
Esta investigadora acrescentou à mesma publicação que as larvas que estavam em locais com sombra morreram em 24 horas.
O próximo passo da pesquisa é aplicar o pó nos quintais das casas para descobrir qual é a quantidade certa de açafrão que se deve colocar para combater o mosquito.
A curcumina é uma substância presente no açafrão e que dá o tom laranja a esta especiaria e que a ciência tem provado ser eficaz no combate a várias infeções, tal como noticiou o Boas Notícias.
A investigação, que também foi conduzida por Vanderlei Bagnato, vai ser testada fora das residências privadas, nas ruas das cidades, brevemente, embora a equipa ainda esteja à espera da autorização das entidades governamentais.
Notícia sugerida por Maria da Luz