Em Lisboa, a partir das 19 horas, a Praça do Martim Moniz, vai transformar-se numa Glow Village, uma vila eco colorida totalmente sustentável naquela que é apenas uma das iniciativas alfacinhas previstas na Hora do Planeta 2015 a que a Câmara Municipal de Lisboa se associa pelo sexto ano consecutivo.
Sintra também adere à iniciativa, pela quarta vez, pelo que monumentos como o Palácio da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate e o Castelo dos Mouros vão ficar com as luzes apagadas.
O Palácio da Pena será um dos muitos monumentos nacionais que vão ficar às escuras durante as 20h30 e as 21h30 do dia 28 de Março. – Foto © Parques de Sintra
Faro, Cascais, Santa da Feira ou Famalicão são alguns dos outros municípios que também se vão juntar à iniciativa, que este ano tem como mote 'Usa o teu poder contra as alterações climáticas'.
Contudo, pela primeira vez, a Earth Hour Blue, a plataforma internacional de 'crowdfunding' da iniciativa, está a promover uma angariação de fundos para o projeto da World Wide Fund for Nature (WWF) em Portugal, e que terá como foco a conservação dos montados (florestas de sobreiros) e a preservação de espécies como o lince ibérico.
Portugal participa na Hora do Planeta desde 2009, um movimento que começou na Austrália dois anos antes, em 2007. Desde essa altura, já participaram mais de sete mil cidades e vilas em cerca de 163 países em todo o mundo.