As obras começaram a meio de julho pelo jardim por razões estéticas mas também de segurança. Seguiram-se a recuperação das janelas, a pintura da fachada exterior. O interior do edifício e a cozinha também precisa de melhorias que já estão a ser programadas. A obra estará concluída em finais de agosto, antes do inicio do ano letivo.
De acordo com os pais ouvidos pela reportagem da SIC, é com gosto que abdicam das férias e de qualquer remuneração para o trabalho que irá beneficiar os filhos.
“Trata-se de tornar a escola mais agradável, para que gostem de vir já que estão numa altura em que para muitos nesta idade é difícil vir para a escola”, conta um dos pais, António Cardoso. “O que as pessoas irão dizer até vai ser o maior pagamento”, assegura o encarregado de educação.
O edifício da escola tem mais de 50 anos e é frequentado por cerca de 80 alunos. Em princípio não está em risco de fechar, mas esta é, segundo os próprios pais, uma maneira de também acautelarem a manutenção desta escola por muito mais tempo.
“Pretendemos até que venham mais crianças para aqui. Quando se via a escola neste estado, muitos pais torciam o nariz. E nós, como pais, queremos sempre o melhor para as nossas crianças e estas obras vão ajudar nesse aspecto e chamar mais crianças”, conclui Orlando Garcia, presidente da Associação de Pais EB1 de Póvoa S.M. Bispo.