Há dois fotógrafos portugueses entre os finalistas do concurso mundial de fotografia de 2015 da Sony. Eduardo Leal e Beatriz Rocha fazem parte das "shortlists" das melhores fotografias a competição.
Há dois fotógrafos portugueses entre os finalistas do concurso mundial de fotografia de 2015 da Sony. Eduardo Leal e Beatriz Rocha fazem parte das “shortlists” das melhores fotografias a competição, tendo os seus trabalhos sido escolhidos entre mais de 173.444 imagens oriundas de 171 países.
O fotógrafo Eduardo Leal é um dos finalistas na secção de “Profissionais”, estando nomeado na categoria “Campanhas” com uma série de fotografias denominada “Plastic Trees” (“Árvores de Plástico”, em tradução livre) que chama a atenção para a deterioração da paisagem e do ambiente causada pelo uso excessivo de sacos plásticos.
Portugal está também representado na secção de “Juventude”, destinada a fotógrafos com idade até 19 anos, pela fotografia “Cante Alentejano” da autoria de Beatriz Rocha, que está a concurso na categoria de “Cultura”.
Os “2015 Sony World Photography Awards” convidam à participação de fotógrafos de todo o mundo e contam ainda com três outras secções: “Aberta”, para amadores e entusiastas da fotografia, “Estudantes” e “Telemóveis”, celebrando, segundo a organização, “todos os artistas talentosos que trabalham na indústria fotográfica”.
Este ano, a competição registou uma percentagem de participação superior em 24% à da edição de 2014 e que foi, também, a mais alta de toda a sua história, com 173.444 fotografias de 171 países em prova. As fotografias foram avaliadas, de forma anónima, por um painel de jurados da Organização Mundial de Fotografia, que escolheu os finalistas.
“O único propósito dos Sony World Photography Awards é celebrar e apreciar os artistas talentosos que trabalham na indústria fotográfica”, afirma, em comunicado, Astrid Merget Motsenigos, diretora criativa da Organização Mundial de Fotografia.
Segundo a responsável, “a 'shortlist' representa a vitalidade, a diversidade e as competências dos fotógrafos já estabelecidos e do crescente exército de cidadãos fotógrafos a quem estes prémios dão uma exposição e uma oportunidade sem precedentes”.
As fotografias que chegaram às “shortlists” vão estar em exposição na Somerset House, em Londres, entre 24 de Abril e 10 de Maio, sendo também na capital britânica que vão ser dados a conhecer, a 23 de Abril, os nomes dos vencedores, escolhidos “online” pelo próprio público.
Os vencedores deste que é considerado o maior concurso internacional de fotografia receberão prémios em dinheiro no valor de até 30.000 dólares (cerca de 26.300 euros) e os mais recentes equipamentos fotográficos da Sony.
Conheça AQUI e AQUI os trabalhos destes fotógrafos portugueses.
Notícia sugerida por Maria Pandina, Patrícia Guedes e Maria Manuela Mendes