Como forma de comemorar o 5.º aniversário do seu Observatório de Dinâmica Solar (SDO), a NASA acaba de divulgar imagens inéditas do Sol, que reúnem, em dois vídeos, os melhores momentos dos últimos cinco anos de observação desta estrela.
Como forma de comemorar o 5.º aniversário do seu Observatório de Dinâmica Solar (SDO), a NASA acaba de divulgar imagens inéditas do Sol, que reúnem, em dois vídeos, os melhores momentos dos últimos cinco anos de observação desta estrela, que têm contribuído para compreender mais claramente a atividade solar.
O primeiro dos vídeos é um 'timelapse' onde “diferentes cores representam diferentes comprimentos de onda de luz ultravioleta extrema, luz ultravioleta e luz visível, que correspondem, por seu lado, a material solar com diferentes temperaturas, explica, em comunicado, a agência espacial norte-americana.
Veja o 'timelapse' dos últimos cinco anos de observação do Sol © NASA
Já o segundo, com duração de cerca de cinco minutos, é um 'best-of' do trabalho de observação solar já desenvolvido, mostrando nuvens gigantes de material solar a explodir no espaço ou manchas que crescem e encolhem na superfície do Sol, entre outros fenómenos.
“As imagens são cativantes, já que nos permitem testemunhar a constante dança de material solar através da atmosfera do sol”, afirma a NASA, acrescentando que, desde Fevereiro de 2010, quando entrou em funcionamento, o SDO tem fornecido “as imagens mais claras de sempre das explosões solares”.
De acordo com Dean Pesnell, cientista do SDO, “já foram publicados mais de 2.000 artigos científicos com base em dados” deste observatório, que conduziu, também, “a maravilhosas colaborações internacionais, permitindo a troca e partilha de informações por todo o mundo”.
Cinco anos depois do início da missão, o SDO continua a enviar para a Terra “imagens impressionantes” que alimentam a curiosidade dos cientistas. No final de 2014, por exemplo, foram captadas imagens de uma corrente intensa de chamas solares, autênticas “explosões” de luz, energia e raios-x.
“Esta missão incita à nossa curiosidade e liga-nos, diretamente, aos maiores mistérios do Sol, que vão desde o calor que sentimos na pele quando saímos de casa num dia soalheiro aos recantos mais longínquos do universo”, confessa Lika Guhathakurta, outra das investigadoras do observatório.
O Observatório de Dinâmica Solar (SDO) é a primeira missão do programa “Living With a Star” da NASA, cujo objetivo é desenvolver os conhecimentos científicos necessários à compreensão do sistema Sol-Terra que afetam diretamente as nossas vidas e a nossa sociedade.
Notícia sugerida por Maria da Luz
Veja abaixo o 'best-of' do trabalho do Observatório de Dinâmica Solar.