O site da feira – www.vipartfair.com – fará uso de uma tecnologia que apresenta as obras relacionando-as com outras, à escala da figura humana, e dá aos visitantes mais curiosos a possibilidade de ampliarem as imagens para examinar pormenores da superfície de uma pintura, observar diversos ângulos de uma peça tridimensional e ver vídeos de um trabalho multimédia.
Além disso, serão disponibilizados pormenores acerca de obras e artistas, incluindo biografias, ensaios incluídos em catálogos, filmes, entrevistas e outras informações que possam interessar aos colecionadores.
“Para qualquer pessoa apaixonada por arte, a VIP Art Fair é uma experiência transformadora: promove toda a excitação das feiras de arte mundiais em conjunto com a conveniência e a personalização da Internet”, explica James Cohan, um dos fundador deste projeto, citado num comunicado da organização.
As visitas guiadas online estarão no centro da experiência da VIP Art Fair, podendo os visitantes escolher entre um vasto leque de percursos, que incluem o das obras de arte patentes e também o criado por colecionadores, críticos e curadores das galerias participantes.
A navegação pela feira será gratuita mediante registo e convite, mas o acesso às funções interativas está dependente da aquisição de um VIP Ticket, que nos dias 22 e 23 de janeiro custará 100 dólares e depois custará 20 dólares.
Além das 12 galerias fundadoras desta iniciativa, oriundas dos EUA, Inglaterra, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Grécia, China, Japão e Coreia Do Sul, vão ainda participar outras galerias internacionais de arte contemporânea. A lista completa será divulgada no próximo outono, indica a organização.