Depois dezenas de anos votada ao abandono, a casa onde viveu o cônsul que salvou milhares de pessoas do holocausto está a recuperar o brilho de outros tempos. A primeira fase da obra, que arrancou em Maio de 2014, está prestes a ser concluída.
Depois dezenas de anos votada ao abandono, a casa onde viveu o cônsul que salvou milhares de pessoas do holocausto está a recuperar o brilho de outros tempos. A primeira fase da obra, que arrancou em Maio de 2014, está prestes a ser concluída.
No ano passado, um grupo do
Facebook dedicado a Aristides de Sousa Mendes (que conta já com mais de 15 mil membros, entre eles familiares do cônsul) criou um movimento para lutar contra a degradação da casa que, apesar se estar classificada como Monumento Nacional desde 2011, estava em perigo de ruir.
Depois de um cordão humano dinamizado por esse grupo, em Abril de 2014, à porta da residência localizada em Cabanas de Viriato (Viseu), a autarquia anunciou que as obras na Casa do Passal iam mesmo arrancar.
Há menos de um ano era este o aspeto da Casa do Passal © António Gallobar
Segundo revelou, na altura, a câmara de Carregal do Sal, as obras incluem a recuperação da cobertura e das janelas exteriores bem como de toda a parte estrutural que sustenta a casa. A empreitada inclui ainda a picagem das paredes e a pintura.
Interior ainda não foi recuperado
As obras, financiadas pelo Programa Mais Centro da Direção Regional de Cultura, foram adjudicadas por aproximadamente 271 mil euros e deverão estar concluídas nos próximos meses.
No grupo do Facebook dedicado a Aristides de Sousa Mendes têm sido partilhadas imagens da casa intervencionada, onde é possível observar os andaimes e o telhado completamento restaurado.
Contudo, explicou Rui Rodrigues, um dos membros do grupo, ao Boas Notícias, “este é só o primeiro passo para a recuperação da casa” uma vez que o interior continua por recuperar.
Está também por decidir a utilidade que se poderá dar, no futuro, ao edifício. Com o objetivo de discutir opções, a Fundação Aristides de Sousa Mendes realiza, este sábado, pelas 16h, em Cabanas de Viriato, um encontro que decorre no salão da Assembleia de Freguesia, em frente à Casa do Passal.
Aristides homenageado nos EUA no Dia da Memória
Esta terça-feira, 27, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o cônsul foi homenageado nos EUA, em São Francisco, por um comité de judeus norte-americanos. A iniciativa realizou-se com o apoio dos consultados de Portugal, de Israel e de França e contou com a exibição do filme “Disobedience: The Sousa Mendes Story”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o diplomata Aristides de Sousa Mendes contrariou as ordens de António Salazar para salvar, através da atribuição de vistos diplomáticos, cerca de 30 mil pessoas do regime Nazi.
Comentários
comentários