Portugal está, uma vez mais, presente na mais importante feira do turismo espanhola, a FITUR, que decorre em Madrid até 2 de Fevereiro. O 'stand' português é o maior entre os promotores europeus e dá especial destaque à cortiça.
Portugal está, uma vez mais, presente na mais importante feira do turismo espanhola, a FITUR, que decorre em Madrid até 2 de Fevereiro. O 'stand' português é o maior entre os promotores europeus e dá especial destaque a um produto que eleva o país além-fronteiras: a cortiça.
Este ano, o mote da presença oficial portuguesa, da responsabilidade do Turismo de Portugal, é a “Partilha e Celebração de Bons Momentos”, um conceito materializado através da participação de sete regiões turísticas e de 47 empresas nacionais.
“Mais do que dizer aos espanhóis para virem descobrir Portugal, nesta feira queremos que conheçam, vivam, saboreiem e celebrem os muitos momentos e motivos que fazem de Portugal um dos destinos europeus mais procurados”, explica Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
De acordo com o responsável, quem passar pelo 'stand' português, “poderá perceber e sentir que o país está mais vivo do que nunca, mais aberto a novas expressões e experiências”. “É isto que levamos à FITUR, com uma tónica festiva, de interatividade, partilha e celebração”, acrescenta.
Cortiça é a rainha do 'stand' português
Aproveitando para promover um dos mais apreciados materiais portugueses – a cortiça, Portugal vai oferecer à Casa Real de Espanha, “num registo totalmente diferente e numa homenagem” à coroação de Felipe VI, uma obra artística assinada por Scott Gundersen e criada a partir de rolhas de cortiça.
A cortiça estará ainda em destaque com imagens de “Um vestido para Lady Gaga”, uma criação da portuguesa Teresa Martins feita em cortiça folheada a ouro e prata e oferecida à cantora norte-americana, que a vestiu depois do seu concerto em Lisboa em 2014.
A mesma matéria-prima inspira, também, a “Cork Experience”, uma instalação inédita de 30 chapéus de cortiça suspensos no ar sobre o pavilhão português em alusão à iniciativa Umbrella Sky Project, que, no âmbito do Festival AgitÁgueda, levou a Águeda mais de 3.000 chapéus de chuva.
Outras peças em cortiça, assinadas pelos designers portugueses Filipe Alarcão, Fernando Brízio, Nendo, Alzira Peixote e Carlos Mendonça estarão igualmente em exposição.
O 'stand' português vai também procurar promover a arte urbana nacional, que ganha cada vez mais expressão, e, claro, a “arte à mesa”, com degustação de vinhos e receitas das várias regiões do país.
A música, condimento especial para a vitalidade do turismo, em especial nos meses de verão, está igualmente patente no pavilhão, para reforçar este circuito já obrigatório para as principais bandas na agenda dos espanhóis.