O graffiti "Rapaz dos Pássaros", da autoria do português Sérgio Odeith, que decora o exterior do Auditório José Afonso, em Setúbal, foi eleito pelo movimento internacional "I Support Street Art" como um dos 24 melhores murais de 2014.
O graffiti “Rapaz dos Pássaros”, da autoria do português Sérgio Odeith, que decora o exterior do Auditório José Afonso, em Setúbal, foi eleito pelo movimento internacional “I Support Street Art” como um dos 24 melhores murais do mundo concretizados em 2014.
O trabalho artístico de Odeith, inaugurado em Março do ano passado e que é uma reprodução de um registo da autoria de Américo Ribeiro, antigo fotógrafo da cidade, faz parte de uma lista que integra os murais “favoritos” do movimento feitos no ano que agora terminou e que foi “enormemente criativo”
O mural, que pode ser visto a várias centenas de metros de distância, é quase todo a preto e branco, com exceção das árvores coloridas. De acordo com um comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Setúbal aquando da inauguração, a pintura é uma reprodução “com apontamentos de interpretação artística de uma fotografia com sensivelmente oitenta anos”.
Vicente Inácio Martins, hoje com mais de 90 anos, é o menino retratado no “graffiti”, que pode ser visto a várias centenas de metros de distância e que recorda os tempos em que, descalço, o rapaz vendia pássaros pelas ruas de Setúbal.
Segundo Sérgio Odeith, autor da obra, o trabalho, “que mistura pintura com rolo e de graffiti”, demorou nove dias a ficar concluído e houve uma paragem pelo meio porque “o Benfica jogava nessa altura”, conta, com humor, na nota de imprensa da autarquia.
Da coleção de murais reunida pelo “I Support Street Art” fazem parte trabalhos espalhados um pouco por todo o mundo – um deles em Gloucestershire, Inglaterra, assinado por Banksy, um dos nomes mais sonantes da arte urbana atual – que demonstram “a diversidade e quantidade” de arte de rua criada em 2014.
“Todos os trabalhos [criados o ano passado] foram fantásticos e todos merecem vê-los”, afirma aquela plataforma social.
Clique AQUI para ver mais imagens do graffiti distinguido.
Notícia sugerida por Maria Nova, Elsa Fonseca e Maria da Luz