O artista português Alexandre Farto - ou Vhils, como é mais conhecido - é um dos protagonistas da próxima reportagem do programa televisivo norte-americano "Ones To Watch", da CNN, dedicada às "estrelas em ascensão da arte urbana".
O artista português Alexandre Farto – ou Vhils, como é mais conhecido – é um dos protagonistas da próxima reportagem do programa televisivo norte-americano “Ones To Watch”, da CNN, que será emitida esta sexta-feira e que é dedicada às “estrelas em ascensão da arte urbana”.
Segundo o site oficial da estação televisiva, Vhils foi um dos três escolhidos pelos “gigantes da arte urbana” Shepard Fairey, dos EUA, e Steve Lazarides, britânico que é dono de uma galeria de arte e agente de Banksy, a par da afegã Shamsia Hassani e do norte-americano POSE, que também integram o trio de artistas a “ter debaixo de olho”.
A edição de Dezembro do programa vai contar a história de viagens feitas pela produção a Cabul, no Afeganistão, Chicago, nos EUA, e Lisboa, em Portugal, para “conhecer estes artistas promissores enquanto estes criam um mural ao longo do episódio”, conta a CNN.
A cadeia televisiva explica que Alexandre Farto, de 27 anos, que, recentemente, foi responsável pela conceção do vídeo da nova música “Raised by Wolves, da banda irlandesa U2, é conhecido por “fazer explodir paredes para as transformar em algo melhor” e famoso pelas suas esculturas, que retratam, com explosões controladas, os rostos de pessoas comuns.
O primeiro “a trabalhar com tanta profundidade”
“Penso que o Vhils é o primeiro artista a trabalhar com tanta profundidade”, afirma, citado pela CNN, Shepard Fairey, artista de rua que é considerado uma lenda nos EUA e que escolheu o português para a reportagem. “Acho que ele deu às pessoas um novo meio de fazer arte de rua, que está sempre a evoluir e a mudar”, acrescenta.
De acordo com o norte-americano, “a caraterística mais excitante da 'street art' é que, se determinada estética for demasiado sugada pelo paradigma dominante, é possível encontrar alternativas”. “Vhils foi pioneiro de uma nova forma de expressão da qual é, até agora, o melhor representante”, considera Fairey.
Alexandre Farto começou por pintar paredes com “graffiti” aos 13 anos, mas foi a escavar muros com retratos que o jovem português chamou a a atenção do mundo. A técnica consiste em criar imagens, em paredes ou murais, através da remoção de camadas de materiais de construção, criando uma imagem em negativo.
O seu trabalho tem sido reconhecido a nível nacional e internacional, o que o levou e continua a levar aos vários cantos do mundo. Este mês, o artista português vai deslocar-se à Coreia do Sul, onde irá fazer uma intervenção numa sala de espetáculos.
Em Julho, Alexandre Farto inaugurou a sua primeira grande exposição numa instituição nacional, o Museu da Eletricidade, em Lisboa.
O programa “Ones to Watch” é exibido na CNN na sexta-feira às 10:30h e 16:30h, hora de Portugal Contintental, e depois repete no sábado, às 14:30h e 21:30h, na segunda-feira, às 04:30h e às 09:30h, e na terça-feira, às 10:30h e às 17:30h.
Clique AQUI para aceder ao perfil do artista no site da CNN (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Pandina e António Resende