Lisboa vai ser a próxima Capital Europeia do Voluntariado, sucedendo, em 2015, à cidade de Barcelona. A escolha, feita por um júri internacional, foi revelada esta quinta-feira, véspera do Dia Internacional dos Voluntários, que se celebra hoje.
Lisboa vai ser a próxima Capital Europeia do Voluntariado, sucedendo, em 2015, à cidade de Barcelona. A escolha, feita por um júri internacional, foi revelada esta quinta-feira, véspera do Dia Internacional dos Voluntários, que se celebra hoje, 5 de Dezembro e vai ser comemorado nos Paços do Concelho a partir das 17.00h.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) explica que a capital portuguesa foi escolhida de entre outras cidades selecionadas para o concurso, nomeadamente Basileia, na Suíça, e Nápoles, em Itália.
Entre os critérios de análise tidos em conta para a seleção estão os níveis de aplicação, por cada cidade concorrente, das políticas incluídas no PAVE – Policy Agenda for Volunteering in Europe, apresentado em 2011 e que regulamenta o voluntariado europeu.
“Foram consideradas questões ligadas com a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste setor, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, destaca a autarquia.
Segundo a CML, o estatuto de Capital Europeia do Voluntariado pretende “promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”.
Durante a cerimónia de anúncio da nova capital europeia, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, realçou o “papel do voluntariado em Lisboa e a sua intervenção na comunidade”.
O responsável reafirmou, ainda, “o empenho do município no alargamento da estratégia de parceria e envolvimento das organizações de voluntários nas diversas áreas do Plano de Ação para os Direitos Sociais aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa”.
Notícia sugerida por António Resende