Lisboa poderá, em breve, proibir espetáculos circenses com animais. A proposta do Partido pelos Animais e Natureza (PAN) foi apresentada em Assembleia Municipal e foi aprovada por maioria.
Lisboa poderá, em breve, proibir espetáculos circenses com animais. A proposta do Partido pelos Animais e Natureza (PAN) foi apresentada em Assembleia Municipal, na semana passada, e foi aprovada por maioria.
O PAN já tinha conseguido, no início de novembro, que a Câmara do Funchal, na ilha da Madeira, aprovasse a proibição de circos com animais no município. Uma medida inédita a nível nacional.
Agora, a proibição deverá ser implementada em Lisboa, depois da votação de dia 25 de Novembro, onde a recomendação do PAN foi aprovada por maioria ainda que o CDS e alguns deputados municipais de outros partidos tenham votado contra.
A proposta do PAN recomenda à Câmara Municipal de Lisboa que não emita licenças a espetáculos circenses que incluam a exibição ou utilização de animais” relembrando “que nenhuma forma de entretenimento deve envolver o sofrimento forçado de seres vivos, a quem, de resto, já foi negada a possibilidade de viver no seu habitat natural”.
A recomendação salienta ainda, entre outos pontos, que “as crianças são presença assídua nos circos” e “que assistirem a um espetáculo de circo que utilize animais em nada enriquecerá as nossas crianças do ponto de vista pedagógico”.