por Patrícia Maia
Maria Briz trabalha na área da comunicação mas sempre sonhou em criar um negócio com a mãe, Rita Barreto, que descreve como “uma pessoa extremamente criativa que, aliás, sempre apostou na formação na área das artes”.
“Um dia, quando ia para um casamento, a minha mãe estragou as sandálias que levava. Em poucos minutos, com a ajuda de um colar, arranjou os sapatos e transformou-os numa peça lindíssima. Foi aí que decidimos avançar para o negócio dos sapatos personalizados”, conta Maria ao Boas Notícias.
O projeto começou a desenhar-se há cerca de quatro anos mas só há dois anos é que os sapatos Sola Art Shoes chegaram ao mercado, depois de Maria “calcorrear o norte do país à procura da fábrica ideal para produzir os modelos” da dupla.
Os sapatos são feitos na fábrica Fernanda Oliveira, em Santa Maria da Feira, e depois são pintados à mão por Rita Barreto com desenhos variados, desde os mais românticos, como os corações, a temas irreverentes como as caveiras e até cartoons para as mulheres com mais sentido de humor. No final, as solas são envernizadas por Maria Briz para que o desenho fique mais resistente.
Embora não façam desenhos por encomenda, Maria diz que a dupla abre exceções para as noivas a quem permitem que escolham o seu desenho personalizado. Só este ano, já tiveram encomendas de 12 portuguesas que deram o nó com um par de Sola Art Shoes nos pés.
Encomendas dos EUA, Dubai e do Brasil
Os modelos são todos em pele (camurça ou cabedal) e estão disponíveis em várias cores – há até um modelo com purpurinas douradas! Os preços estão nos 125 euros para os sapatos fechados e nos 150 euros para os botins.
Apesar de se tratar de um projeto de autor, a marca Sola Art Shoes tem vindo a conquistar cada vez mais clientes neste nicho de mercado, com encomendas a chegarem do Dubai, dos EUA e do Brasil, sendo que também já foram contactadas por lojas no estrangeiro interessadas em saber os preços e condições da marca. Neste momento, a Sola Art Shoes vende, através da sua loja online, uma média de 50 pares por mês.
A dupla Sola Art Shoes já está a pensar na coleção para a Primavera-Verão de 2015 na qual esperam “lançar uma linha de sandálias” e também uma “linha masculina”.
Mas até lá, quem quiser entrar em 2015 com o pé direito e com sapatos cheios de personalidade, pode consultar as dezenas de modelos que já foram criados por Maria Briz e Rita Barreto: uma aposta colorida e nacional.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da marca.