O município, em parceira com as câmaras municipais de Évora e Elvas, foi eleito na segunda volta das votações, depois de um empate entre duas candidaturas, tendo concorrido contra duas propostas portuguesas, da Bairrada e da região do vinho Alvarinho.
Na sua candidatura, Reguengos de Monsaraz propôs a realização de vários eventos, entre eles o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Encontro Europeu de Confrarias Enograstronómicas e o Mercado Esporão Slow Food Alentejo.
Também no âmbito do evento, serão organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheitas noturnas de uvas para a criação de um vinho comemorativo e provas temáticas de vinhos.
A eleição foi anunciada na passada segunda-feira em Jerez de la Frontera, em Espanha, palco da Cidade Europeia do vinho em 2014.
“É uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida, pois foi a mais competitiva luta pela organização da Cidade Europeia do Vinho desde que existe este evento”, afirmou José Callixto, presidente do município vencedor em comunicado.
O autarca referiu ainda que a autarquia terá agora “uma grande responsabilidade de fazer uma boa programação durante o ano, pois a distinção europeia será muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de toda a região”.
Clique AQUI para aceder ao comunicado completo.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes