A maestrina portuguesa Joana Carneiro conquistou rasgados elogios por parte do jornal britânico The Guardian graças ao trabalho de direção da oratória The Gospel According to the Other Mary, que a English National Orchestra (ENO) estreou recentemente
A maestrina portuguesa Joana Carneiro conquistou rasgados elogios por parte do jornal britânico The Guardian graças ao seu trabalho de direção da oratória “The Gospel According to the Other Mary”, que a English National Orchestra (ENO) estreou recentemente.
Numa crítica à obra publicada no domingo e assinada por Andrew Clements, a direção de Joana Carneiro é descrita como “soberba”. “[A atuação da maestrina] torna-se fabulosamente intensa, com um “compromisso” para com o coro e a orquestra e uma atenção particular aos três principais solistas, lê-se no jornal.
No entender de Clements, o desempenho da ENO na estreia que aconteceu no Coliseu de Londres na passada sexta-feira “foi impressionante” e, para isso, muito contribuiu o trabalho “notável” de Joana Carneiro.
A oratória “The Gospel According to the Other Mary” (“O Evangelho segundo a Outra Maria”, em português) é uma conceção de Pete Sellars e conta com as interpretações de Patricia Bardon, Meredith Arwady, Russell Thomas, Daniel Bubeck, Brian Cummings e Nathan Medley.
Além de assinar a encenação, Peter Sellars é também autor do libreto, inspirado no “Antigo Testamento”, em textos da religiosa Hildegard von Bingen, poetisa e compositora do século XI/XII, e em autores do século XX.
A oratória tinha sido já apresentada, em 2012, em versão concerto, num espetáculo em Los Angeles, nos EUA, a cargo da Filarmónica da Califórnia e sob a direção de Gustavo Dudamel. Aquela versão foi igualmente apresentada em Março passado, no Barbican Centre, na capital britânica, Londres.
Clique AQUI para aceder ao artigo publicado no The Guardian (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes