201 pessoas foram resgatadas pelo navio de patrulha Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, no âmbito da operação europeia ?TRITON 2014?. O resgate aconteceu na sexta-feira ao largo da ilha italiana de Lampedusa, a sul da Sicília.
201 pessoas foram resgatadas pelo navio de patrulha Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, no âmbito da operação europeia “TRITON 2014”. O resgate aconteceu na sexta-feira ao largo da ilha italiana de Lampedusa, a sul da Sicília.
As 196 pessoas seguiam a bordo de uma embarcação de madeira que naufragou a 45 milhas a noroeste de Tripoli, capital da Líbia, relata a Marinha em comunicado de imprensa.
No local de salvamento, os marinheiros portugueses recolheram 15 crianças, incluindo um bebé de um ano e as restantes com idades até aos 10 anos, 20 mulheres e 166 homens, num total de 201 imigrantes provenientes da Líbia, e de vários países de África.
“Muitos dos náufragos encontravam-se com sinais de pré-hipotermia, desidratados e com fome, tendo-lhes sido prestados cuidados médicos primários e distribuída água, bebidas quentes, comida, cobertores e abrigo”, diz o mesmo comunicado.
De salientar que durante o mesmo dia foram registados vários pedidos de ajuda às autoridades italianas, tendo sido empenhados diversos meios militares e civis.
A acção foi coordenada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Roma e pelo Centro Coordenador Internacional da Agência FRONTEX, também a partir de Roma.
A operação de salvamento foi dada como terminada cerca das 22h00, hora local, estando o patrulha oceânico Viana do Castelo a dirigir-se ao encontro do navio da Marinha Italiana “San Giorgio”, que irá receber os imigrantes para posteriormente os desembarcar em terra.