Depois de viajar pelo mundo a exposição de fotografia “Marked: The Gangs of Baseco”, de Vincente Jaime “Veejay” Villafranca chega a Lisboa. A mostra, que retrata a vida de gangs das Filipinas, vai estar patente no Clube Ferroviário, perto de Sta. Apolónia, até dia 26 de setembro.
“Marked: The Gangs of Baseco” é composta por 15 fotografias, que oferecem um olhar sobre os gangs de Baseco, um bairro industrial, nas Filipinas, destinado inicialmente a ser um resort de classe mundial com areia branca e vista para a famosa baia de Manila, e que acabou por se transformar no lar de 6000 famílias rodeado de resíduos industriais e lixo proveniente das redondezas.
Esta exposição mostra a realidade de Baseco segundo o olhar do fotógrafo, aqui os gangs hoje lutam para terem uma vida normal tentando apagar as marcas tatuadas que fizeram deles homens perigosos.
“Veejay” Villafranca nasceu nas Filipinas e depois de um curso de artes e marketing voltou-se para aquilo que desde muito cedo se tinha familiarizado, a fotografia. O artista é constantemente reconhecido pelas mais prestigiadas instituições de arte, como a Ian Perry Grant, em Londres. Os seus trabalhos têm sido expostos em Londres, na Lituania, Hong Kong, Phnom Pehn, França, Turquia e Manila.
A exposição “Marked: The Gangs of Baseco” teve como última paragem a Galerie Celal em Paris, e agora vem para Lisboa e vai estar patente no Clube Ferroviário de 7 de Agosto a 26 de Setembro a partir de uma iniciativa de Wantok Production.