O cogumelo vai ser a grande estrela da gastronomia do Fundão durante o mês de Novembro. Entre 14 e 16 de Novembro, a localidade de Alcaide, naquela cidade, promove o "Míscaros - Festival do Cogumelo 2014".
O cogumelo vai ser a grande estrela da gastronomia do Fundão durante o mês de Novembro. Entre 14 e 16 de Novembro, a localidade de Alcaide, naquela cidade, promove o “Míscaros – Festival do Cogumelo 2014” que vai ser complementado com a mostra gastronómica “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Cogumelo”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o município do Fundão revela que o fim-de-semana do festival vai ficar marcado pela animação de rua, pelos passeios micológicos acompanhados por especialistas em cogumelos e por diversas sessões de cozinha ao vivo com a presença de vários 'chefs' nacionais.
Entre os 'chefs' convidados estão Miguel Laffan (do restaurante L'And, em Montemor-o-Novo) e Vincent Farges (do Fortaleza do Guincho, em Cascais), ambos com estrela Michelin, aceitaram o convite para trabalhar o cogumelo de forma criativa.
A sessão de 'live cooking' do 'chef' Vincent Farges realiza-se no sábado, dia 15, pelas 18.00h, e o do 'chef' Miguel Laffan está marcado para domingo, 16, pelas 16h30. No mesmo dia, às 13.00h, terá lugar um “Mega Almoço” cujo prato principal será o arroz de míscaros.
A par do Míscaros – Festival do Cogumelo, o Município do Fundão irá promover também, entre os dias 10 e 23 de novembro, a Mostra Gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Cogumelo, em 16 restaurantes do concelho.
Neste festival irão participar os restaurantes Boguinhas, Divino Lounge Bar, Dom Martim Prazeres da Beira, Moagem d’Avó, O Eclipse, Marisqueira Bela Vista, Hermínia, Alambique D’ Ouro, Mario’s, O Pierrot e O Beiral (todos no Fundão), O Mário e Gruta da Beira (Cruzamento de Alcaria – EN 18), O Fiado (Janeiro de Cima), O Lagarto (Castelo Novo) e o Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu).
O objetivo da mostra é que “sejam criados e recriados pratos típicos regionais e ligados ao acervo gastronómico do concelho do Fundão, permitindo preservá-lo e enriquecê-lo, assim como valorizar e defender o cogumelo como produto gastronómico de excelência.”
Os cogumelos silvestres são, desde tempos imemoriais, uma forma das populações do Pinhal complementarem a sua alimentação e o seu rendimento familiar, uma vez que a região do Fundão sempre foi um habitat privilegiado de diversos tipos de cogumelos silvestres, tais como os Frades, Tortulhos e Míscaros, estando desta forma a iguaria enraizada na gastronomia local.