Um grupo de bailarinos portugueses da EDD - Escola Domus Dança, no Porto, esteve em grande plano na semi-final europeia do concurso internacional Youth America Grand Prix, que decorreu recentemente em Paris, França.
Um grupo de bailarinos portugueses da EDD – Escola Domus Dança, no Porto, esteve em grande plano na semi-final europeia do concurso internacional Youth America Grand Prix, que decorreu recentemente em Paris, França.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a EDD revela que a participação portuguesa na competição se traduziu em três primeiros lugares e na conquista de sete bolsas de estudo para “proeminentes escolas internacionais”, bem como em apuramentos para as finais que vão realizar-se em Nova Iorque, nos EUA.
O bailarino Diogo de Oliveira sagrou-se primeiro classificado na categoria de dança clássica do escalão sénior e conseguiu ainda alcançar o “top 6” deste escalão em dança contemporânea, desempenho que lhe valeu convites para estudar nas escolas estatais de Zurique, Munique e Mónaco e na “muito prestigiada” Escola da Ópera de Paris.
Frederico Loureiro, por seu lado, arrebatou dois primeiros lugares no escalão júnior em dança clássica e em dança contemporânea, tendo sido aceite para o Curso de Verão da Escola da Ópera de Paris e assegurado uma bolsa de estudo para a Escola de Dança do Conservatório Nacional.
A bailarina Inês Sosa alcançou o 'top 12' de dança clássica no escalão junior, sobressaindo entre mais de 100 concorrentes, e Maria Martins apurou-se para a final da categoria de 'Pax de deux' (com Diogo de Oliveira), estando agora a preparar-se para frequentar um estágio intensivo de dança clássica na Bélgica.
“Realçamos, com orgulho, que todos estes prémios foram obtidos nos escalões junior e senior, que são, naturalmente, os mais competitivos e que integravam alunos de diversas escolas de projeção internacional”, congratulam-se os professores da EDD.
A semi-final europeia do Youth America Grand Prix contou com a participação de 500 bailarinos de 23 países e 81 escolas. A EDD foi, entre as instituições de ensino representadas, a mais premiada na categoria de solistas.