A Carpintaria de São Lázaro vai ser um pólo cultural com três pisos e 1.630 metros quadrados de área, depois de vencer o concurso público da CML.
A antiga Carpintaria de São Lázaro vai ser transformada num pólo cultural com três pisos e 1.630 metros quadrados de área. O resultado do concurso público de arrendamento da Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi anunciado na passada quinta-feira.
O espaço na Rua de São Lázaro, em Lisboa, vai ser atribuído à Associação Cultural e Recreativa das Carpintarias de São Lázaro (ACRCSL) que o irá transformar num pólo dedicado à cultural e à critividade.
Situada em pleno centro da cidade, no eixo Martim Moniz-Mouraria-Largo do Intendente, em zona de crescente vitalidade cultural e alvo de um programa de de regeneração urbana da CML.
A Carpintaria distribui-se por três pisos, com terração/cobertura, um dos quais com um pé direito de 07 metros, numa área com cerca de 1.630 metros quadrados, e funcionou como carpintaria industrial até ao final dos anos 90 do século XX.
O edifício com uma fachada Art-Déco, com vista para a Graça e Colina do Castelo, sofreu um incêndio que pôs um término à atividade, sendo um dos maiores edifícios do centro da cidade de Lisboa.
A missão da ACRCSL passa pela “criação artística contemporânea numa perspetiva de contaminação entre diferentes áreas artísticas, das artes plásticas e performativas à música e ao cinema, mas aberto a parcerias criativas que reflitam um conceito artístico e de funcionamento multicultural e cosmopolita”, segundo comunicado da CML enviado ao Boas Notícias.