Um grupo de médicos e investigadores portugueses da área do cancro de cabeça e pescoço acaba de conquistar o financiamento da TRANSCAN - Rede Europeia de Pesquisa em Oncologia, que considerou o seu projeto um dos melhores para 2015.
Um grupo de médicos e investigadores portugueses da área do cancro de cabeça e pescoço acaba de conquistar o financiamento da TRANSCAN – Rede Europeia de Pesquisa em Oncologia, que considerou o seu projeto um dos melhores para o próximo ano.
O Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) é o primeiro grupo de estudos oncológicos português a receber este financiamento europeu atribuído pela rede colaborativa que desenvolve programas de investigação translacional sobre o cancro, contando com 25 parceiros de 19 países da Europa.
“O GECCP viu o seu projeto 'DietINT' ser considerado um dos melhores projetos de investigação para 2015”, explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, Ana Castro, médica oncologista do Centro Hospitalar do Porto que coordena o trabalho a nível nacional.
De acordo com Ana Castro, o propósito da investigação é “demonstrar o benefício de uma dieta específica como factor que pode conduzir a um maior tempo livre de doença em doentes com cancro de cabeça e pescoço”.
Segundo a investigadora, “a taxa de sobrevivência em doentes” com estes tipos de cancro em estado avançado “continua a ser insatisfatória, apesar da introdução de novas estratégias terapêuticas”.
“Há uma forte necessidade de abordagens preventivas eficazes, com o objetivo de reduzir a incidência de recorrências. Vários estudos epidemiológicos revelam que a dieta desempenha um papel importante, podendo representar um fator de risco para o desenvolvimento da doença”, acrescenta Ana Castro.
O valor total do projeto português é de €1.120.329,62 e a implementação do estudo vai ser iniciada já no próximo ano. A médica oncologista adianta que o trabalho terá dois anos de duração e terá como parceiros de investigação países como Itália, Polónia, Alemanha, Eslovénia e Áustria. “É com muito orgulho que recebemos a notícia” do financiamento, finaliza.
A TRANSCAN é uma Rede Europeia Área de Pesquisa financiada pela Comissão Europeia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro (FP7) cujo objetivo passa por contribuir para a construção do Espaço Europeu de Investigação.
Esta construção é feita através da coordenação das atividades das organizações nacionais e regionais de fomento à pesquisa no cancro, visando a integração da investigação básica, clinica e epidemiológica facilitação de financiamento na Europa.