O município de Miranda do Corvo anunciou esta terça-feira a abertura do primeiro centro de estágios nacional de "trail running" (atletismo de montanha) e BTT.
O município de Miranda do Corvo anunciou esta terça-feira a abertura do primeiro centro de estágios nacional de “trail running” (atletismo de montanha) e BTT, para responder ao elevado número de atletas que treina na Serra da Lousã.
“A concretização deste centro de estágio permitirá atrair durante todo o ano praticantes de `trail running` e BTT [bicicletas todo-o-terreno] ao concelho, aliando às características naturais ímpares para a prática destas modalidades um equipamento único a nível nacional”, afirmou Miguel Baptista, presidente do município em declarações à agência Lusa.
O centro de estágios vai ficar instalado na Casa dos Reis, em Vila Nova, cuja freguesia ocupa uma área substancial na Serra da Lousã, numa parceria com a Associação Abutrica, os Baldios de Vila de Nova e a Junta de Freguesia local.
Segundo Miguel Baptista, a sua construção “estava já inscrita no Orçamento e Grandes Opções do Plano para o corrente ano, inserindo-se na estratégia de promoção desportiva e turística que o executivo delineou, afirmando Miranda do Corvo como um destino de excelência para a prática dos desportos de natureza e montanha”.
“As responsabilidades estarão na fasquia mais alta com a implementação do primeiro Centro de `Trail Running` em Portugal, pelo que contamos com a colaboração de todos os clubes do concelho ligados a estas modalidades”, salientou Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica, esponsável pela realização anual da prova Trilhos dos Abutres.
Os Baldios de Vila Nova,são também parceiros no projeto do Centro de Estágios, que deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.