Um novo projeto editorial que quer dar resposta às necessidades diferenciadas dos leitores. Os livros da Luso Reads tornam a leitura mais acessível a pessoas com dislexia, défice de atenção ou doentes de Alzheimer e Parkinson, entre outros.
Um novo projeto editorial que quer dar resposta às necessidades diferenciadas dos leitores. Os livros da Luso Reads estão redigidos de uma maneira que torna a leitura mais acessível a pessoas com dislexia, défice de atenção ou doentes de Alzheimer e Parkinson, entre outros.
O catálogo da Luso Reads será constituído por adaptações à Leitura Fácil de diversas obras literárias, permitindo que pessoas com dificuldades de leitura ou níveis baixos de literacia possam aceder aos mesmos livros que os restantes leitores e ser atendidos na diversidade através da inclusão.
Estes livros são indicados para leitores com dislexia, défice de atenção, doentes de Alzheimer e Parkinson, idosos, analfabetos funcionais, pessoas em processo de aprendizagem da língua portuguesa, com problemas de audição, e a pessoas que têm determinados tipos de autismo, entre outros.
Os livros de Leitura Fácil são materiais concebidos para que possam ser lidos e compreendidos por pessoas com dificuldades de leitura. Surgiram na Suécia nos anos 70, quando o Ministério de Justiça escandinavo criou um grupo de trabalho que tinha como missão conseguir que os documentos oficiais fossem mais claros e eficazes.
Esta maneira de escrever ampliou-se ao mundo literário e, hoje em dia, podem encontrar-se editoras especializadas em Leitura Fácil em quase todos os países europeus.
A Luso Reads faz a sua apresentação no mercado português com a adaptação do romance “O Fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde, o primeiro livro da Coleção Motiva.
A adaptação do livro é da responsabilidade da Eugènia Salvador, membro da Associação Espanhola de Leitura Fácil. Posteriomente, a obra foi traduzida para português e revista por Sandra Marques (a única especialista reconhecida neste tipo de materiais em Portugal). Antes de lançar o romance no mercado, a editora fez também uma prova de leitura com 20 pessoas do público-alvo do livro.
Clique AQUI para visitar o site da editora.