Os 80 alunos do primeiro ano do curso de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) receberam, esta segunda-feira, um carvalho-alvarinho para cada um. As árvores estão ao cuidado dos alunos e serão plantadas no final de Novembro.
Os 80 alunos do primeiro ano do curso de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) receberam, esta segunda-feira, um carvalho-alvarinho para cada um. As árvores estão ao cuidado dos alunos e serão plantadas no final de Novembro.
Os pequenos carvalhos serão plantados na Mata do Buçaco por ocasião do Dia das Florestas Autótones.
A iniciativa do Departamento de Biologia pretende fomentar a ligação à terra entre os futuros biólogos, contribuir para a preservação da floresta nacional e deixar um legado para o futuro, segundo o comunicado enviado ao Boas Notícias pela UA.
O projeto, batizado de “Biologia a Plantar o Futuro”, faz parte da receção dos novos alunos de Biologia da academia de Aveiro e, nesta primeira ação, quer ajudar a reflorestar a Mata Nacional do Buçaco que por ação do forte temporal de Janeiro de 2013 perdeu cerca de 2 mil árvores.
A bióloga Milene Matos, criadora do Serviço Educativo da Fundação Mata do Buçaco, pretende que, ao plantarem as árvores, “os estudantes estabeleçam uma ligação àquele lugar, e à natureza em geral, muito mais forte do que numa típica ação de plantação, em que as pessoas contactam com as plantas apenas durante os minutos da plantação”.
O carvalho-alvarinho foi escolhido por se tratar de uma árvore resistente, capaz de aguentar o tempo que os alunos a tiverem em casa, e por ser uma espécie nativa da região.
Uma das árvores adotadas, conhecida por Álvaro, tem até direito a página no Facebook. “Eu sou uma planta bastante jovem, fui recentemente adotada por um estudante da UA, que me acolheu com todo o amor e carinho, e que vai tratar de mim nos próximos tempos, para depois me utilizar na reflorestação da mata do Buçaco. É graças a estas praxes que eu aqui estou”, pode ler-se na página da árvore.
A iniciativa, que conta com o apoio do Herbário e da Unidade de Vida Selvagem da UA, em parceria com a Fundação Mata do Buçaco, está a ser realizada no âmbito do Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats (BRIGHT).
O projeto, financiado por fundos comunitários, tem por grande objetivo combater as espécies exóticas invasoras, uma das principais ameaças ao património natural único da Mata.
A ação de plantação está integrada na 4ª edição do Sement Event, que visa a apresentação e discussão das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto BRIGHT, pelo que, além de contribuir para o restauro de ecossistemas, os alunos terão ainda a oportunidade de assistir a palestras e workshops na área da conservação da natureza.
O evento realiza-se de 17 a 25 de novembro na Mata do Buçaco e tem como ponto alto a comemoração do Dia Mundial da Floresta Autóctone (23 de novembro).
Clique AQUI para aceder ao site oficial da Mata do Buçaco.