Esta segunda-feira (06), pelas 19h, o Palácio Foz, em Lisboa, acolhe um concerto d'Os Músicos do Tejo. Intitulado ?O VIOLINO BARROCO - Caprichos de um instrumento-rei", o concerto conta com quatro sonatas do período barroco.
Esta segunda-feira (06), pelas 19h, o Palácio Foz, em Lisboa, acolhe um concerto d’Os Músicos do Tejo. Intitulado “O VIOLINO BARROCO – Caprichos de um instrumento-rei”, o concerto conta com quatro sonatas do período barroco. Os bilhetes têm um custo de cinco euros mas a entrada é livre para menores de 10 anos.
A enorme variedade da música barroca será apresentada por um dos seus instrumentos reinantes – o violino – tocado pela norte-americana Tera Shimizu. O acompanhamento é de Duncan Foz, no violone, e Marcos Magalhães, no cravo.
As quatro sonatas tocadas abarcam os principais estilos, o francês e o italiano, e a síntese genial de J. S. Bach. Irão ser tocadas sonatas de Georg Muffat (1653-1704), J.S. Bach (1685-1750), Jean-Marie Leclair (1697-1764) e Arcangelo Corelli (1653-1713).
“Os Músicos do Tejo” é um projeto musical no campo da música antiga fundado e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo.
“Os Músicos do Tejo” tiveram a sua primeira apresentação em Setúbal em Dezembro de 2005 e na sua curta existência como grupo especializado em música antiga já desenvolveram uma parceria com o CCB que os levou produzir três óperas, editaram dois discos, apresentaram-se em inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro.
As duas óperas “La Spinalba” de F. A. de Almeida e “Lo Frate Nanmorato” de G.B. Pergolesi”, estreadas no CCB, foram recebidas com grande sucesso a nível de público e obtiveram críticas entusiásticas por parte da totalidade da crítica especializada (Publico, Diário Notícias, Jornal de Letras, Expresso).
A ópera “La Spinalba” foi objeto de uma tournée em Portugal e Espanha e já vai na sua décima apresentação.
Também no CCB, estrearam em Maio de 2011, a ópera “Le Carnaval et la Folie” de A.C. Destouches e em Janeiro de 2013, a serenata “Il Trionfo d’ Amore” de F.A. Almeida, ambas com excelente acolhimento por parte do público e da crítica especializada.
Consulte AQUI a página do evento.