Faz lembrar uma cena do filme "Harry Potter". Um grupo de cientistas da Universidade de Rochester (UR), EUA, inventou uma forma de camuflagem que permite "esconder" objetos. Para a 'magia' acontecer, basta usar um conjunto de quatro lentes.
Faz lembrar uma cena do filme “Harry Potter”. Um grupo de cientistas da Universidade de Rochester (UR), EUA, inventou uma forma de camuflagem que permite “esconder” objetos. Para a 'magia' acontecer, basta usar um conjunto de quatro lentes.
O “Rochester Cloak” é formado por um conjunto de lentes padrão, colocadas em ângulos de visão precisos, que fazem com que se possa ocultar objetos sem qualquer distorção na imagem.
A vantagem deste dispositivo face aos anteriormente testados é o facto de poder ser ampliado consoante o tamanho das lentes, permitindo que objetos de grande dimensão possam ser camuflados. Além disso, esta técnica funciona em todo o espectro de luz visível. O material utilizado é de fácil acesso e tem preços reduzidos.
Segundo Joseph Choi, co-autor do projeto e aluno do Rochester Optical Institut, “este é o primeiro dispositivo capaz de criar visibilidade tridimensional e multidirecional”.
Apesar de ser eficaz, o “Rochester Cloak” não é perfeito. O manto desvia a luz e envia-a através do centro do dispositivo, no entanto a região camuflada não pode ser bloqueada.
Para John Howell, professor de Física na UR, o dispositivo pode ser aplicado na medicina ao colocá-lo nas mãos de um cirurgião para que este possa realmente ver a cirurgia através das mãos.
O custo da investigação foi reduzido, tendo sido apenas gastos cerca de 800 euros, deixando ainda a fórmula para a contrução do “manto de invisibilidade” no comunicado da Universidade.
Clique AQUI para ler o comunicado da UR.
Notícia sugerida por Maria da Luz