Uma equipa de holandeses criou um carro revestido a painéis solares que consegue percorrer 800 quilómetros usando apenas uma carga de energia. O Stella, como foi batizado, acaba de regressar dos EUA onde viajou entre Los Angeles e São Francisco.
Uma equipa de jovens holandeses criou um carro revestido a painéis solares que consegue percorrer 800 quilómetros usando apenas uma carga de energia. O Stella, como foi batizado, acaba de regressar dos EUA onde viajou entre Los Angeles e São Francisco sem precisar de carregar a bateria.
Quem nunca pensou nesta ideia? Se um carro fosse revestido a painéis solares, provavelmente poderia mover-se com a energia do Sol. Foi precisamente este conceito que os alunos do grupo Solar Team Eindhoven (Holanda) quiseram testar.
O carro Stella está desenhado para as famílias (com quatro lugares sentados) e tem todo o tejadilho coberto com painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol em energia. O veículo chega a atingir os 130 quilómetros por hora.
Os painéis solares que cobrem o Stella têm uma capacidade de 1.5-quilowats e custam cerca de 4.000 euros. Estas células alimentam a bateria de lítio que faz o veículo circular.
O carro pesa 390 quilos e mede 4,6 metros de comprimento e 1,2 metros de altura, sendo que a carroçaria é feita em fibra de vidro. A sua forma aerodinâmica ajuda a facilitar a deslocação na estrada. Este carro solar tem ainda um painel interativo que presta várias informações ao condutor, por exemplo sobre o estado do trânsito ou sobre a sinalização da estrada.
Em Setembro, Stella cumpriu o seu maior desafio de sempre ao percorrer parte da costa Oeste dos EUA, num total de 600 quilómetros, com apenas uma carga. A proeza valeu a este projeto a inscrição no livro do Guinness, pela sua autonomia em termos de mobilidade solar.
Em Outubro de 2015, o Stella vai participar pela segunda vez na competição World Solar Challenge, onde carros solares vindos de todo o mundo vão percorrer 3.000 km entre as cidades australianas de Darwin e Adelaide, sendo que apenas podem carregar a sua bateria uma vez ao longo do percurso.
Acompanhe o projeto AQUI.
Notícia sugerida por António Resende