A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, além de um grande mistério por resolver, são os ingredientes desta obra, iluminada por referências astrológicas, chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens.
Este romance de Eleanor Catton foi reconhecido com o Man Booker Prize 2013. A autora nasceu em 1985 no Canadá e cresceu na Nova Zelândia.
O “Ensaio”, o seu romance de estreia, contou-se entre os finalistas do First Book Award do Guardian e do Dylan Thomas Prize e foi nomeado para o Orange Prize.
O romance foi aclamado e acumulou prémios em todo o mundo, entre os quais o Betty Trask Award de 2009. Desde então, foi publicado em 17 países e em 12 línguas.
Eleanor Catton tem um MFA do Iowa Writer’s Workshop, em que também leciona como professora adjunta, e um MA em escrita ficcional do International Institute of Modern Letters.
Em 2013, além do Man Booker Prize, foi galardoada com o Canadian Governor General’s Literary Award por Os Luminares e foi proclamada membro da Ordem de Mérito da Nova Zelândia pelos serviços prestados à cultura e arte literária.
A escritora vive em Auckland, Nova Zelândia. Foi, até à data, a mais jovem autora a receber o Man Booker Prize e com o romance mais extenso.