A aldeia de Mataelpino, no centro de Espanha, decidiu dar descanso aos touros ao trocá-los por largadas de bolas gigantes que perseguem os mais corajosos pelas ruas íngremes da localidade.
A aldeia de Mataelpino, no centro de Espanha, decidiu dar descanso aos touros ao trocá-los por largadas de bolas gigantes que perseguem os mais corajosos pelas ruas íngremes da localidade, nas festas de Agosto.
Segundo relata o jornal britânico Metro, que publicou esta semana uma reportagem sobre este tema, Montaelpino, como qualquer aldeia espanhola, tinha a tradição de fazer uma largada de touros anual.
Contudo, uma campanha organizada, há cerca de cinco anos, por um grupo de ativistas dos direitos dos animais levou a que os governantes de Montaelpino enveredassem por uma alternativa diferente.
No antigo festival taurino, muitos dos participantes, entre cidadãos locais e visitantes, acabavam por sair feridos durante as largadas de touros.
Bolas gigantes pesam cerca de 125 quilos
A nova modalidade consiste numa largada de bolas gigantes feitas de esferovite que, segundo os organizadores, tem cerca de três metros de diâmetro e pesam perto de 125 quilos.
Um habitante local, citado pelo jornal britânico Metro, afirma sobre o costume taurino que “era uma tradição, mas uma tradição que estava a morrer. As pessoas já não querem ver os animais assustados a correr pelas suas vidas. Muitos dos animais eram maltratados ou traumatizados o que não era justo para eles”.
Os mais pequenos também podem participar na largada, mas com bolas mais pequenas e mais leves.
Notícia sugerida por Elsa Martins