Um surfista brasileiro decidiu abandonar a prova em que participava durante o Campeonato Paulista de Surf, a decorrer em São Paulo, para salvar a vida de um homem que estava grandes em dificuldades no mar.
Um surfista brasileiro decidiu abandonar a prova em que participava durante o Campeonato Paulista de Surf, a decorrer em São Paulo, para salvar a vida de um homem que estava grandes em dificuldades no mar. Embora tenha sido eliminado, Leonardo Menyon está a ser considerado um herói graças ao seu gesto de altruísmo.
Em entrevista ao site UOL Desporto, Menyon, de 17 anos, que disputava os quartos-de-final do campeonato, diz que não pensou duas vezes em ajudar o banhista, embora já tivesse pouco tempo para completar a prova e tenha acabado por arriscar a sua própria vida.
“Perdi [o campeonato], mas ganhei a experiência de salvar uma vida. Eu estava no lugar certo à hora certa, evitei que mais uma família chorasse. Se eu não estivesse ali, ele teria morrido. Fiquei muito feliz”, recorda o jovem.
O surfista diz ter-se apercebido que um homem de alguma idade estava a pedir socorro perto do local onde se encontrava e que, quando chegou perto dele, foram ambos atingidos por uma série de ondas fortes que o deixaram ainda mais desesperado e dificultaram o salvamento.
Depois de, com a ajuda de vários banhistas que se encontravam na praia de Pitangueiras, no município do Guarujá, onde se deu o incidente, Menyon ter conseguido deixá-lo em segurança na areia, voltou ao mar para terminar a prova, mas sem sucesso, já que não conseguiu uma boa onda para obter a classificação necessária.
Porém, o jovem assegura que valeu a pena, até porque ganhou a admiração de todos os que assistiram ao momento. “Quando voltei [do mar], toda a gente na praia estava a aplaudir. Fiquei muito feliz por salvar o senhor. Vão haver muitas competições, mas [oportunidades de] salvar uma vida, não”, conclui.
Notícia sugerida por Maria Pandina e André Luís