Uma empresa portuguesa está a desenvolver uma solução destinada a modernizar o sistema de saúde grego. A tecnologia da Multicert vai tornar o processo de prescrição de receitas na Grécia totalmente digital.
Uma empresa portuguesa está a desenvolver uma solução destinada a modernizar o sistema de saúde grego. A tecnologia da Multicert vai tornar o processo de prescrição de receitas na Grécia totalmente digital e permitir, também, um cruzamento de dados entre as receitas prescritas e os medicamentos vendidos pelas farmácias.
O projeto foi encomendado à companhia nacional, especialista em certificação e segurança digital, pela empresa grega ByteComputer e vai envolver perto de 40 mil médicos, 10 mil farmacêuticos e 300 mil prescrições diárias, número equivalente a cerca do dobro das receitas prescritas diariamente no nosso país.
“A Multicert está a expandir o seu negócio e a levar o seu know-how além-fronteiras”, congratula-se Jorge Alcobia, diretor-geral da empresa portuguesa, em comunicado.
“A modernização do processo de pescrição de receitas que vai acontecer na Grécia será um importante passo no desenvolvimento tecnológico do país e do seu sistema de saúde e a Multicert ficará associada a esse novo rumo”, acrescenta o responsável.
Por intermédio do sistema digital que está a ser criado pela equipa de especialistas portugueses, as receitas médicas vão passar a ser a desmaterializadas, isto é, os médicos prescrevem a receita em formato digital e assinam através de um certificado igualmente digital fornecido pela Multicert.
Depois, no ato da venda, o farmacêutico contra-assina a receita digital com o seu certificado, explica a companhia. “Deixa, assim, de haver recurso ao papel em todo o processo e garante-se um eficaz cruzamento de dados entre as receitas prescritas pelos médicos e os medicamentos vendidos pelos farmacêuticos”, avança o comunicado da Multicert.
O sistema, que será utilizado por médicos e farmácias gregas e tem o nome de PKI – Public Key Infrastructure, é totalmente criado e concebido pela empresa portuguesa e a sua aplicação não deverá ficar por aqui.
“O objetivo é que a PKI venha a ser utilizada, também, para outros fins, tanto na Grécia como em outros países onde estamos a desenvolver contactos”, antecipa Jorge Alcobia.
Em Portugal, a Multicert também já emite certificados qualificados para todos os médicos, através de uma parceria com a Ordem dos Médicos e o banco Santander Totta.
No chip da cédula profissional dos médicos, que é similar a um cartão multibanco, estão alojados os dados do médico, da sua cédula profissional e certificados digitais que poderão ser usados para a emissão de receitas.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes