Uma mexicana acaba de celebrar o seu 127.º aniversário este domingo, tornando-se aquela que será a mulher mais velha do mundo. Segundo a família de Leandra Becerra Lumbreras, o segredo para a longevidade desta idosa é manter-se ativa, dormir muito e
Uma mexicana acaba de celebrar o seu 127.º aniversário este domingo, tornando-se aquela que será a mulher mais velha do mundo. Segundo a família de Leandra Becerra Lumbreras, o segredo para a longevidade desta idosa é manter-se ativa, dormir muito e comer bem.
Muitas horas de sono, uma vida ativa, bom apetite e o carinho dos seus 153 descendentes são os principais ingredientes da longevidade da mexicana Leandra Becerra Lumbreras, que acaba de celebrar 127 anos de idade e que, caso se confirme a sua data de nascimento, será a mulher mais idosa do mundo.
Nascida a 31 de Agosto de 1887, Leandra já atravessou três séculos mas mesmo assim, e apesar das cataratas, conserva alguma mobilidade e consegue manter uma conversa, segundo relata a agência de notícias EFE.
Costurar e fazer 'tricot'
A sua bisneta Miriam conta que a avó foi sempre uma mulher que “lutou muito” e que sempre foi “muito ativa”, sendo que até há dois anos ainda “costurava roupa e fazia 'tricot'”. “Nunca deixou de estar ativa e acreditamos que seja esse o segredo para chegar a esta idade”, salienta a bisneta.
Embora os documentos do seu nascimento estejam registados num notário do estado onde nasceu, Tamaulipas, o registo original do seu nascimento não foi encontrado e pode mesmo nunca ter existido.
Segundo a EFE, é muito habitual que os cidadãos mexicanos mais velhos não tenham este registo uma vez que o Registro Civil mexicano só começou a funcionar há cerca de 150 anos.
Atualmente, Becerra vive na casa do seu neto Samuel Alvear, na cidade de Zapopan, e tem 153 descendentes: cinco filhos, 20 netos, 73 bisnetos e 55 tataranetos.
De acordo com as memórias que partilhou com a família, a idosa foi namorada de Margarito Maldonado, um famoso guerrilheiro da Revolução Mexicana que, em 1911, pôs fim à ditadura de Porfírio Díaz.
Segundo a página oficial do Récord do Guinness, a mulher mais idosa do mundo, até à data, terá sido a francesa Jeanne Louise Calment, nascida em 1875 e que faleceu em 1997 com 122 anos.
Notícia sugerida por Elsa Martins