O Antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra foi nomeado Local Histórico (EPS Historic Place) pela Sociedade Europeia de Física (EPS).
O Antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais importantes espaços europeus na história da Física. O gabinete acaba de ser distinguido como Local Histórico pela Sociedade Europeia de Física (EPS).
O espaço torna-se assim num dos 19 locais distinguidos na Europa, surgindo como o segundo mais importante, na Península Ibérica, para a história da Física.
O Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, onde se encontra integrado o Gabinete de Física Experimental, reúne instrumentos e aparelhos raros utlizados em experiências no campo da Física, desde 1772.
A distinção da EPS, que reúne as sociedades de físicos de todos os países europeus, referencia locais (entre laboratórios, institutos ou universidades), associados a uma descoberta, pesquisa ou evento que tenham contribuído para o desenvolvimento na área da Física.
Entre os locais distinguidos, destacam-se o CERN, na Suíça, onde se encontra o maior acelerador de partículas do mundo, e o Instituto Niels Bohr, em Copenhaga, considerado o berço da Física atómica e nuclear moderna.
Um dos gabinetes de física mais antigos
A candidatura foi proposta pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e pelo recém criado Grupo de História da Física, e foi preparada pelos físicos Carlos Fiolhais e Décio Martins.
Carlos Fiolhais refere, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que “de entre os sítios históricos da Física na Europa selecionados até à data, o Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais antigos”.
O físico sublinha ainda que “hoje os turistas podem ver e admirar essa importante herança” e espera “que os responsáveis pela ciência portuguesa de hoje se inspirem nos exemplos antigos”.
Comentários
comentários