A Câmara Municipal do Porto está a instalar passadeiras com luzes LED na cidade. O objetivo da medida, já a funcionar em 13 locais, é reduzir o número de atropelamentos na cidade.
A Câmara Municipal do Porto está a instalar passadeiras com luzes LED na cidade. O objetivo da medida, já a funcionar em 13 locais, é reduzir o número de atropelamentos na cidade.
Em comunicado, a autarquia informa que a medida “representou um investimento de 35 mil euros e o seu impacto está a ser monitorizado, com vista à sua eventual expansão”.
Para já, estão já instaladas passadeiras com LED nas seguintes artérias: Rua Álvares Cabral, Avenida Fernão de Magalhães, Rua Carlos Malheiro Dias, Rua Manuel Pereira da Silva, Rua Dr. Roberto Frias, Avenida da Boavista, Rua Augusto Lessa, Via do Castelo do Queijo, Rua do Campo Alegre e Rua da Arrábida.
Segundo a câmara municipal, foi dada especial prioridade à Avenida Fernão de Magalhães “uma vez que apresentava números de atropelamentos particularmente preocupantes”.
Os LED são pequenas luzes de baixo consumo mas com elevado grau de visibilidade que ficam embutidas no pavimento, assinalando a passagem de peões. Também a sinalização vertical tem vindo a receber soluções de alta visibilidade junto das passadeiras, como forma complementar de sinalização e aviso.
Metro 24 horas ao fim de semana
Esta medida faz parte da política de mobilidade que a Câmara Municipal do Porto tem vindo a implementar com o objetivo de “defender o peão e desincentivar o uso do automóvel no centro da cidade, estimulando, por outro lado, a utilização do transporte público e do motociclo”.
No âmbito desta política, a câmara do Porto implementou, por exemplo, o funcionamento do metropolitano 24 horas por dia aos fins-de-semana, a pedonalização de algumas zonas e a permissão de circulação de motociclos e ciclomotores nas faixas BUS.
Notícia sugerida por António Resende