A NASA escolheu, recentemente, para imagem do dia do seu "Observatório da Terra" uma fotografia noturna da Península Ibérica vista do espaço. O registo é da autoria de um dos 40 cientistas neste momento a bordo da Estação Espacial Internacional
A NASA escolheu, recentemente, para imagem do dia do seu “Observatório da Terra” uma fotografia noturna da Península Ibérica vista do espaço. O registo é da autoria de um dos 40 cientistas neste momento a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
De acordo com a agência espacial norte-americana, a fotografia da Península Ibérica – onde se observam Portugal, Espanha e Andorra – foi tirada ao início da noite no passado dia 26 de Julho.
A imagem possibilita observar com clareza os pontos onde se localizam os grandes aglomerados populacionais, como a Área Metropolitana de Lisboa, que brilha intensamente. Em Portugal é também visível o significativo contraste existente entre o Litoral Norte, muito povoado (e iluminado) e o Interior e Litoral Sul, com focos de luz mais dispersos e menos numerosos.
Já em Espanha, a capital, Madrid, destaca-se, igualmente, e de forma clara, do resto do país, constituindo-se como um ponto excecionalmente brilhante na fotografia da NASA.
Além de Portugal e Espanha, “parte de França pode ser vista no topo da imagem e o Estreito de Gibraltar é visível em baixo, com uma pequena porção de Marrocos a aparecer no canto direito” da fotografia, explica a NASA.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que a agência espacial mostra uma imagem noturna da Península Ibérica no “Observatório da Terra”. Em 2011, como o Boas Notícias avançou à data, Portugal e Espanha estiveram também em destaque na página da NASA, graças a uma outra imagem captada pelos cientistas da ISS.
Clique AQUI para ver em detalhe a fotografia partilhada pela NASA.
Notícia sugerida por Elsa Martins
Comentários
comentários