A participação portuguesa no Asian Open de Judo de Taipé, que decorreu em Taiwan nos dias 27 e 28 de Julho, saldou-se na conquista de duas medalhas de ouro.
A participação portuguesa no Asian Open de Judo de Taipé, que decorreu em Taiwan nos dias 27 e 28 de Julho, saldou-se na conquista de duas medalhas de ouro para Portugal. O português Jorge Fonseca e o luso-moldavo Sergiu Oleinic foram os dois representantes nacionais medalhados na competição.
Sergiu Oleinic foi o primeiro judoca da seleção portuguesa a brilhar em Taiwan, ao arrecadar, no domingo, a medalha de ouro na categoria de -66kg depois de derrotar quatro adversários e vencer, na final, o sul-coreano Haeseong Park, por 'ippon'.
Antes de chegar ao último duelo da prova, Oleinic, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu Ahmadtya Aldheyabi, do Kuwait, também por 'ippon', deixando ainda para trás o sul-coreano Parkhwan Noh e o sérvio Ilija Ciganovic.
Na segunda-feira, derradeiro dia de competição, foi a vez de Jorge Fonseca, também judoca do Sporting e campeão europeu de sub-23 na categoria de -100kg, conquistar a segunda medalha de ouro portuguesa, vencendo três combates.
Sempre por 'ippon', o atleta nacional atirou ao tapete Jyun Wang, do Taiwan, o sul-coreano Dokyong Kim e ainda um outro judoca 'da casa', Yi Chih Hong, com quem se debateu na grande final.
No panorama global de medalhas da prova de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio'2016, Portugal terminou em 5.º lugar com duas medalhas de ouro. A tabela foi dominada pelos judocas da Ilha Formosa, anfitriã do evento, que conseguiram três ouros, quatro pratas e seis bronzes.
De realçar que, nas categorias masculinas, Portugal finalizou a prova em 2.º lugar em termos de medalhas, sendo apenas ultrapassado pela Rússia.