O calçado português está cada vez mais internacional e já chega a 150 países espalhados pelos cinco continentes. O setor tem beneficiado de um êxito assinalável, com as vendas a aumentar mais de 40% desde 2010.
O calçado português está cada vez mais internacional e já chega a 150 países espalhados pelos cinco continentes. O setor tem beneficiado de um êxito assinalável, com as vendas a aumentar mais de 40% desde 2010 e as exportações para fora da União Europeia a alcançar mais do dobro nos últimos quatro anos.
De acordo com informações avançadas pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), as vendas para os mais importantes mercados da União Europeia cresceram 31% desde 2008, chegando aos 1.513 milhões de euros, mas é fora da Europa que os sapatos nacionais têm conquistado o maior volume de admiradores.
Com efeito, foi junto das nações extracomunitárias que, desde aquele ano, Portugal conseguiu um “desempenho mais notável”, com as vendas de calçado português para países como a China, os EUA, o Japão ou a Rússia a aumentarem mais de 160%, perfazendo já 13% do total exportado.
A APICCAPS destaca a explosão do crescimento para território russo (mais 491% do que em 2008, saltando para 49 milhões de euros), para os EUA (mais 237% para 27 milhões), para o Canadá (mais 237% para 18 milhões), para o Japão (mais 126% para 15 milhões) e, finalmente, para Angola (mais 107% para 26 milhões.
Além disso, acrescenta a associação, no período em análise, “as empresas portuguesas despertaram para a Austrália, com vendas já próximas dos nove milhões de euros, para a China (mais de cinco milhões de euros) e para os Emirados Árabes Unidos (com vendas igualmente próximas dos cinco milhões de euros).
Meta atual é aprofundar presença em novos mercados
Segundo a APICCAPS, o principal objetivo do setor do calçado português passa, agora, pelo aprofundamento da presença em novos mercados, de modo a que seja possível atingir uma meta já traçada e que passa por conseguir que as vendas extracomunitárias representem 20% do total das exportações até 2020.
A mais recente aposta da associação é a promoção dos sapatos nacionais na América Latina, em particular na Colômbia. Em Julho, 17 empresas portuguesas participaram na Colombiamoda, o maior certame profissional de moda a realizar-se naquele país e que recebe, anualmente, empresários do Brasil, Chile, México, Panamá ou Peru.
Entretanto, estão já a decorrer outras ações promocionais, desde missões de compradores a visitas de jornalistas estrangeiros, anúncios em revistas da especialidade e mesmo a colocação de 'outdoors' nos aeroportos e cidades com o slogan “El calzado más caliente en Europa” (“O calçado mais quente da Europa”, em português).
“Está em curso [na Colômbia] uma grande ofensiva promocional sem precedentes” destinada a “alavancar a imagem da indústria [do calçado português] e das suas empresas”, anuncia a APICCAPS, acrescentando que “este modelo promocional será posteriormente replicado noutros países”.
“A meta definida no FOOTure 2020 – Plano Estratégico da Fileira do Calçado – é clara: fazer do calçado português uma das grandes referências à escala mundial”, conclui a associação, que, em breve, ambiciona aumentar o investimento em “mercados de elevado potencial de crescimento” como os EUA, o Japão, a Rússia ou Israel.